Mostrar mensagens com a etiqueta ervas aromáticas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ervas aromáticas. Mostrar todas as mensagens

Orégãos silvestres e o verão em força



Este ano custou mas finalmente o verão chegou e de momento os primeiros dias são de verão de verdade. Para quem tem de trabalhar ao ar livre o verão é um pouco duro. Mas pensando bem também o inverno o é com os seus dias frios ou chuvosos portanto o importante é adaptar-nos alterando os horários de trabalho por exemplo e tirarando o melhor partido da estação que entra. Viver no campo fez-me (voltar a) apreciar o verão: dias compridos, muita luz, roupa fresca, mais tempo fora de casa e abundancia de produtos hortícolas. Também voltamos aos churrascos ao ar livre e às noites de pizza. E a pizza pede orégãos e os orégãos começam a aparecer em força no verão. De modo que para festejar o solstício fomos até ao monte apanhar esta erva aromática que tanto gostamos. E se os que nos lêem desse lado também gostam de orégãos silvestres e não têm um monte perto, não fiquem tristes. Sábado alguns destes raminhos irão viajar até ao mercado da Quinta das Conchas e irão encher a nossa banca de aromas.




Aproveitem o verão o melhor que puderem porque parece que é a estação que passa mais rápido!





Oréganos silvestres y el verano en fuerza

Este año el verano ha costado en llegar pero por fin está aquí y de momento los primeros días son de verano de verdad. Para quien trabaja al aire libre el verano es un poco duro. Pero pensando mejor también el invierno lo es, con sus días fríos o lluviosos, así que lo más importante es adaptarse alterando algunos horarios de trabajo por ejemplo y sacando todo el partido de la estación que entra. Vivir en el campo me hizo (volver a) apreciar el verano: días largos, mucha luz, ropa fresca, más tiempo fuera de casa y abundancia de productos hortícolas. También volvemos a las barbacoas al aire libre y a las noches de pizza. Y la pizza pide oréganos y los oréganos empiezan a aparecer en fuerza en verano. Así que para celebrar el solsticio fuimos hasta el monte para coger esta hierba aromática que tanto nos gusta. Y si a los que nos leéis también os gustan los oréganos silvestres y no tenéis un monte cerca, no os pongáis tristes. Sábado algunos de estos ramos van a viajar hasta el mercado de Quinta das Conchas y van a llenar nuestra parada de aromas.

A aprovechar el verano lo mejor que se pueda porque parece que ésta es la estación que más rápido pasa!

Infusão de limão com tomilho

Uma das coisas que gosto de ir aos mercados é que sempre acabamos por partilhar conhecimentos com os outros colegas.




A receita que trago hoje é bem simples mas muito agradável. Foi-me dada pelas colegas da Quinta da Caria e das Conservas a Oeste. Para além de ser uma bebida muito agradável é também indicada para problemas de garganta e como o tempo ainda anda um pouco estranho aqui vos deixo a receita.




Simplesmente é colocar uma casca de limão e um raminho de tomilho dentro de água a ferver. Apagamos, deixamos repousar um pouco e está pronto a beber. A quantidade de tomilho é um pouco a gosto tendo em conta que o tomilho vai sempre dominar.

Bom fim de semana!



Infusión de limón con tomillo

Una de las cosas por las cuales me gusta ir a los mercados es que siempre acabamos por compartir conocimientos con otros compañeros.

La receta de hoy es bien sencilla pero muy agradable. Me la han dado las compañeras de Quinta da Caria y de Conservas a Oeste. Además de ser una bebida agradable es también indicada para problemas de garganta y como el tiempo aun anda un poco raro, aquí os dejo la receta.

Simplemente se coloca una piel de limón y un ramito de tomillo en agua hirviendo. Apagamos y dejamos que repose un poco y listo! La cantidad de tomillo depende del gusto teniendo en cuenta que siempre va a dominar.

Buen fin de semana!

Lilás



Porque a horta não é só verde. Na primavera é tempo de cores, primeiro com as flores e depois com os frutos.




Esta primavera destacou na nossa horta a cor lilás e as suas variantes. Nas batatas violeta, nas alcachofras, no cebolinho, na alfazema.




Gostava um dia quando tivéssemos mais produção destes produtos fazer uma banca no mercado por tons, não sei se seria muito prático mas ao menos seria bonito.





Lila

Porque el huerto no sólo es verde. La primavera es tiempo de colores, primero con las flores y luego con los frutos.

Esta primavera ha destacado en nuestro huerto el color lila y sus variantes. En las patatas violeta, en las alcachofas, en el cebollino, en la lavanda.

Me gustaría un día que tuviéramos más producción de estos productos, hacer una parada en el mercado por tonos, no sé si seria muy practico pero al menos seria bonito.

Novidades de produtos

Estamos num ponto em que em breve estarão disponíveis todos os produtos que fomos semeando nos últimos meses. Hoje trazemos alguns produtos que já estão disponíveis:

- chicória
- espinafres (folhas)
- cebolinho fresco
- erva cidreira fresca
- tomilho fresco








E de caminho temos as favas e as ervilhas. Um bocadinho de paciência!!



Novedades de productos

Estamos en un punto en que en breve van a estar disponibles todos los productos que hemos ido sembrando en los últimos meses. Hoy os traemos los productos que ya están disponibles:

- escarola
- espinacas (hojas)
- cebollino fresco
- melisa fresca
- tomillo fresco

Y de camino tenemos las habas y los guisantes. Un poquito de paciencia!!

Novidades de produto

Temos novos produtos disponíveis para não falte nada nas vossas mesas de Natal!!

Temos cebolas em réstia, umas de tamanho médio e outras mais pequenas, ideais para o forno.





Tangerinas, sem caroço.




Na parte de legumes secos temos disponível feijão catarino.




E para as pizzas, saladas ou molhos de tomate, orégão selvagem. Vantagens de viver no campo!!




E para os mais gulosos dois dos meus doces preferidos, o clássico doce de abóbora e doce de maçã com côco.





Lembramos que temos também disponível garrafões de azeite de 5 litros para que o bacalhau do Natal seja bem regado!!




Durante a próxima semana entregamos até dia 24 de manhã. Quanto antes fizerem as vossas encomendas, melhor nos podemos organizar.



Novedades de producto

Tenemos nuevos productos disponibles para que no falte nada en vuestras mesas de Navidad!!

Tenemos ristras de cebollas, unas de tamaño mediano y otras más pequeñas, ideales para el horno.

Mandarinas, sin hueso.

En el apartado de legumbres secas tenemos disponible judia roja.

Y para las pizzas, ensaladas o salsas de tomate, orégano salvaje. Ventajas de vivir en el campo!!

Y para los más golosos, dos de mis confituras preferidas, la clásica de calabaza y confitura de manzana con coco.

Os recordamos que tenemos también disponibles garrafas de aceite de 5 l para que el bacalao de Navidad esté bien regado!!

Durante la próxima semana entregamos hasta el día 24 por la mañana. Cuanto antes nos enviéis vuestros pedidos, mejor nos podemos organizar.

Novos produtos disponíveis

Temos novos produtos que já estão disponíveis: laranjas, alecrim fresco, doce de diospiro e as tão desejadas cenouras com rama.






Para consultar todos os produtos disponíveis podem entrar em produtos. Para encomendas ou qualquer duvida, podem contatar-nos através do mail quintasinfonia2013@gmail.com.



Nuevos productos disponibles

Tenemos nuevos productos que ya están disponibles: naranjas, romero fresco, confitura de caqui y las tan deseadas zanahorias con rama.

Para consultar todos los productos disponibles podéis entrar en productos. Para pedidos o cualquier duda, podéis enviarnos un mail a quintasinfonia2013@gmail.com.

Jardim minimalista • Jardín minimalista

O nosso jardim [minimalista] voltou a ter relva verde graças às chuvas que vão caindo por estes lados. Estava enorme, a relva e a pseudo relva ou seja as ervas daninhas de modo que chegou o momento de cortá-las. Ficou bonito!


Nuestro jardín [minimalista] há vuelto a tener césped verde gracias a las lluvias que van cayendo por estos lados. Estaba enorme, el césped y el pseudo césped o sea las malas hierbas así que llegó el momento de cortarlas. Quedó bonito!!




E apesar de todo o minimalismo, vão aparecendo algumas plantas na esperança que um dia este jardim ganhe um pouco mais de cor.


Y a pesar de todo el minimalismo, van apareciendo algunas plantas con la esperanza de que algún día este jardín gane un poco más de color.




Temos cebolinho que cada vez está maior. Quando me lembro gosto de usá-lo nas saladas.


Tenemos cebollino que cada vez está más grande. Cuando me acuerdo me gusta utilizarlos en las ensaladas.




A erva-cidreira apareceu espontânea mas vai-se espalhando. A que vamos recolhendo vendemos nas feiras rurais.


La melisa apareció de forma espontánea pero se va reproduciendo. La que cosechamos la vendemos en los mercados rurales.




O alecrim está bem verdinho e tem um aroma delicioso!


El romero está muy verde y tiene un aroma delicioso!




À erva-príncipe acho que lhe falta algo porque não acaba de crescer como as outras plantas.


Al limoncillo creo que le falta algo porque no acaba de crecer como las otras plantas.




Temos também tomilho.


También tenemos tomillo.




Uma roseira que transplantamos de outra zona e que aqui encontrou o seu sitio.


Un rosal que transplantamos de otra zona y que aquí encontró su sitio.




E a planta que dá um aroma que a-d-o-r-o: a alfazema. Esta é um filho de uma maior que temos noutra zona.


Y la planta que da un aroma que me e-n-c-a-n-t-a: la lavanda. Esta es una hija de una plana más grande que tenemos en otra zona.




E lembram-se do pinheiro que plantamos ainda antes de mudar-nos definitivamente? Pouco a pouco vai crescendo e se ninguém o arrancar será o nosso legado para a nossa filha, netos e para quem venha depois de nós.


Y os acordáis del pino que plantamos aun antes de mudarnos definitivamente? Poco a poco va creciendo y si nadie lo corta, será nuestro legado a nuestra hija, nietos y quien venga después de nosotros.

Alguns produtos novos e outros que voltam

Ando para escrever esta entrada há algumas semanas mas o mês de Agosto foi estranho, faltou algum descanso sempre bom nesta altura do ano e por uma coisa ou por outra nunca consegui editar a entrada. De modo que fui fazendo mais doces, alguma fruta amadureceu e hoje finalmente vos mostro todas as novidades que já estão disponíveis.

Na secção hortaliças temos as seguintes novidades:

- Pimento vermelho
- Pimento italiano vermelho
- Pimento laranja
- Tomate cherry







Na secção fruta já temos disponíveis os figos pretos e os figos pingo de mel. Como se nota que o outono está quase a chegar!!





Nas ervas aromáticas voltamos a ter disponível a erva príncipe, simplesmente mudamos um pouco o tamanho da embalagem que passou a ser de 25 gr. Ideal para esses chás tão reconfortantes no inverno!




E na secção de conservas temos novos sabores:

- doce de amora, o meu preferido de todos os tempos!! Este não tem grainhas!
- doce de pêra com laranja
- doce de tomate
- doce de pêssego







E por ultimo (acho que não me esqueço de nenhuma novidade!!) para os mais gulosos, voltamos a ter a tarte de maçã. Deliciosa!!




Para os que nos seguem há pouquinho tempo, entregamos em casa. Para encomendas ou qualquer pedido de informação podem enviar-nos um mail a quintasinfonia2013@gmail.com.



Algunos productos nuevos y otros que vuelven

Ando para escribir esta entrada hace algunas semanas pero el mes de Agosto fue un poco raro, ha faltado un poco de descanso que siempre viene bien en esta época del año, y por una cosa u otra nunca he logrado editar esta entrada. Así que fui haciendo más confituras, alguna fruta ha madurado y hoy por fin, os presento las novedades que ya están disponibles.

En las verduras tenemos las siguientes novedades:

- Pimiento rojo
- Pimiento italiano rojo
- Pimiento naranja
- Tomate cherry

En la sección fruta ya tenemos disponibles los higos negros y los higos gota de miel. Como se nota que el otoño ya está ahí!

En las hierbas aromáticas volvemos a tener disponible al té de limoncillo, simplemente le hemos cambiado el formato que pasa a ser de 25 gr. Ideal para esas infusiones tan reconfortantes en invierno!

Y en las conservas tenemos nuevos sabores:

- mermelada de mora, mi preferida de todos los tiempos!! Y esta no tiene pepitas
- mermelada de pera con naranja
- mermelada de tomate
- mermelada de melocotón

Y por ultimo (creo que no me dejo nada!!) para los más gulosos, volvemos a tener la tarta de manzana. Deliciosa!!

Para los que nos seguís desde hace poquito, entregamos en casa. Para pedidos o consultas podéis enviarnos un mail a quintasinfonia2013@gmail.com.

Estes dias...• Estos días...

Os nossos três diospiros deram muita fruta. Com eles faço um delicioso pão de diospiro que recomendo para os gulosos e não tão gulosos porque é um bolo pouco doce.


Nuestros tres caquis han dado mucha fruta. Con ellos hago un delicioso pan de caqui que recomiendo a los golosos y no tan golosos por que es un bizcocho poco dulce.




Os últimos diospiros da estação estavam já bem madurinhos e com eles decidimos fazer uma experiência: destilá-los, fazer aguardente de diospiro. Eu nunca ouvi falar, nem nunca vi a vender destilados de diospiro mas em teoria tudo o que contem açúcar pode ser destilado.


Los últimos caquis de la temporada estaban ya muy maduros y con ellos decidimos hacer un experimento: destilarlos y hacer un orujo de caqui. Yo nunca he escuchado ni nunca he visto vender destilados de caqui pero en teoria todo lo que contiene azúcar puede ser destilado.




Aproveitamos um dia nublado para levar a cabo tal experiência. Resultado? Pois, um destilado com um aroma bem agradável a diospiro e com sabor forte, ao menos para mim que não sou amante de destilados, mas devo de confessar que tem um sabor curioso.


Aprovechamos un día nublado para llevar a cabo el experimento. Resultado? Pues, un destilado con un aroma muy agradable a caqui y en boca, fuerte, al menos para mi que no soy amante de destilados, pero debo de confesar que tiene un sabor curioso.




Nestas ultimas semanas dedicamo-nos a queimar restos de ervas e troncos secos. É boa altura para queimar porque está frio mas sempre temos que vigiar que não seja um dia de muito vento. Gosto de ver o fogo mas confesso que me dá muito respeito.


Estas ultimas semanas nos hemos dedicado a quemar restos de hierbas y troncos secos. Es una buena época para quemar porque hace frío pero siempre hay que vigilar que no haga mucho viento. Me gusta ver el fuego pero confieso que me da mucho respecto.




E na horta os alhos e as cenouras seguem o seu lento caminho até serem adultos. A terra já está limpa de ervas daninhas e sachada porque o tempo está muito seco e a terra também.




Y en el huerto los ajos y las zanahorias siguen su lento camino hasta la edad adulta. La tierra ya está limpia de malas hierbas e removida porque el tiempo está muy seco así como la tierra.




E por fim a nossa ultima aquisição: um pequeno alecrim que espero daqui a uns anos seja um belo arbusto.




Y por fin nuestro ultimo fichaje: un pequeño romero que espero que en unos años sea un bonito arbusto.