Alhos e cenouras



Se bem se lembram começamos o ano de 2017 a semear alhos. Passaram três meses e estamos a meio do seu processo de crescimento. De momento tudo parece correr bem mas claro... ainda faltam outros três meses até os apanharmos.




Não sei se será a minha vontade de finalmente este ano ter alhos gordos mas dá-me a sensação de que as plantas estão mais grossas o que me parece um bom sinal. Também é bom sinal não terem umas manchas às que por aqui chamam “mela” e que provoca que os alhos não cresçam muito. A solução rápida e fácil contra esta doença é pulverizá-los com o respectivo fungicida mas um vizinho que costuma ter alhos muito bons recomendou-nos colocar cinza por cima das plantas sobretudo em manhãs com orvalho para que a planta empape bem a cinza e isso é o que temos feito.




E agora as cenouras... A nossa terra não é a mais indicada para o cultivo de cenouras basicamente porque é um pouco dura e a cenoura prefere terras mais arenosas. Mas nós não somos de desistir e mais quando acreditamos que as cenouras feitas nesta terra, são realmente boas.

Também no primeiro dia do ano semeamos diretamente a meio dos alhos algumas sementes de cenoura. A cenoura é um cultivo um pouco complicado para nós porque demora algum tempo a nascer e quando nasce acaba por se confundir e misturar com muitas ervas daninhas. Dado o pouco êxito desta tentativa, resolvemos comprar as plantas já crescidas e transplantá-las. Nós tentamos sempre que possível fazer as nossas sementeiras mas devo dizer que neste caso compensa-nos comprar as plantas já crescidas. De momento tudo parece correr bem, simplesmente é um processo lento e calculamos que talvez ainda precisem de uns dois ou três meses mais até que possamos apanhá-las. Já vos tinha dito que uma das características mais importantes que um agricultor deve ter é a paciência?





Ajos y zanahorias

Si bien os acordáis empezamos el año de 2017 sembrando ajos. Han pasado tres meses y estamos en la mitad de su proceso de crecimiento. De momento todo parece ir bien pero claro... aun nos quedan tres meses más hasta cogerlos.

No sé si son mis ganas de por fin tener ajos gordos pero tengo la sensación de que este año las plantas están más gruesas lo que me parece una buena señal. También es una buena señal que no tengan manchas a las que por aquí llaman “mela” y que provoca que los ajos no crezcan mucho. La solución más rápida y fácil contra esta enfermedad es pulverizar con fungicida pero un vecino que suele tener ajos muy ricos, nos ha recomendado echarles ceniza sobretodo por la mañana con el rocío y eso es lo que estamos haciendo.

Y ahora las zanahorias... nuestra tierra no es la más indicada para el cultivo de zanahorias por que es un poco dura y la zanahoria prefiere tierras más de arena. Pero nosotros no tiramos la toalla y más cuando creemos que las zanahorias hechas en esta tierra, están realmente ricas.

También en el primer día del año sembramos zanahorias directamente en medio de las líneas de ajos. La zanahoria es un cultivo un poco complicado para nosotros pues tarda un poco en nacer y cuando lo hace se confunde con las malas hierbas. Debido al poco éxito de este intento, hemos decidido comprar plantas ya grandes y transplantarlas. Siempre que posible hacemos nuestros propios planteles pero en este caso nos compensa comprar las plantas. De momento todo parece ir bien, sencillamente es un proceso lento y calculamos que quizás aun necesiten unos dos o tres meses más hasta que podamos cosecharlas. Ya os había dicho que una de las características más importantes de un agricultor es la paciencia?

2 comentários:

  1. Paciência, muuuuita paciência, sem dúvida. A agricultura dá-nos das maiores lições de vida que podemos aprender. A vossa horta está muito bonita, até apetece comer assim, tudo cru! Nós também costumamos pôr cinza nos alhos e tem resultado muito bem. A nossa terra também é muito dura para as cenouras. Como semeamos um canteiro pequeno, costumamos misturar areia na terra, mas mesmo assim percebemos que elas não acham muita piada :), pois saem grossas, mas pequenas... ainda assim, muito saborosas, que é o mais importante! Beijos e bons cultivos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver se é este ano que temos cenouras e alhos de tamanho mais comercial já que o sabor tal como dizes é bom!!

      Eliminar