E hoje é dia de fazer um ponto de situação dos
morangueiros. Se bem se lembram plantamo-los a principio de Janeiro com uma
série de métodos para todos os gostos!
Nestes dois meses que passaram, os morangueiros
apanharam os frios e geadas do inverno mas segundo dizem os morangos gostam de
apanhar frio no inverno e o certo, excepto por algumas pequenas manchas nas
folhas, as plantas sobreviveram sem problemas.
Em relação ao melhor método ainda falta a prova
final que é ver o gosto que tem cada morango mas de momento aqui fica a nossa
opinião sobre cada um:
- Caixa de esferovite
Para mim é de momento o melhor método. Enquanto as
plantas estavam pequenas a caixa estava tapada com um vidro e claro, o efeito
estufa refletiu-se em plantas maiores, com uma cor mais viva e mais viçosas.
Como está um pouco elevada também é fácil de regar e muito fácil tirar as ervas
que vão aparecendo.
- Diretamente no chão sem
plástico
Estas plantas sofreram um pouco as chuvas porque
estão num terreno que se encharca um pouco sobretudo na parte final. Mas quando
passaram as chuvas e o terreno começou a secar, sachamos os morangueiros e como
estavam um pouco enfezados devido ao frio, resolvemos improvisar uma estufa com
garrafões de plástico cortados. Depois disto vieram aqueles dias de calor
intenso e as plantas deram um pulo e estão quase tão bonitas como a da caixa de
esferovite. Na minha opinião é o segundo melhor método.
- Diretamente no chão com
plástico
Toda a gente adora o plástico preto e temos sempre
gente que nos sugere cultivar com plástico. Sinceramente, ao menos de momento
ainda não lhe consegui ver a grande vantagem. Sim, é certo que evita as ervas e
que ao ser preto mantém a temperatura do chão mais elevada mas sinceramente não
nos acaba de convencer. As plantas não estão tão espetaculares como as da caixa
de esferovite ou das que têm os garrafões em modo estufa, mas têm um bom
desenvolvimento.
- Tubos elevados
Este sistema tem tido a grande vantagem de que
chegamos e sem ter de nos dobrar já vemos as plantas e tiramos sem esforço as
ervinhas que aparecem.
As plantas neste método são as que estão menos
desenvolvidas mas de momento têm um tamanho e aspecto aceitáveis portanto se
tivéssemos que decidir outra vez, não descartaríamos este método.
E agora a questão dos tratamentos: de momento somos
fiéis ao chorume de urtiga e como prevenção do míldio, uma mistura de água e
leite. Não sabemos como será daqui para frente mas de momento temos plantas
saudáveis. Vão crescendo ao ritmo que o clima marca, já nasceram as primeiras
flores que arrancamos para que as seguintes saiam melhores e já temos uma
segunda floração.
Se tudo vai bem talvez daqui a um mês, um mês e meio
já podemos comer morangos de verdade!! Que ninguém se impaciente!!!
Os acordáis de nuestras fresas
Hoy
os enseñamos nuestras fresas. Si os acordáis las plantamos a principios de
Enero con una serie de métodos para todos los gustos.
En
estos dos meses que han pasado las fresas han pasado frío y heladas de inverno
pero según dicen los expertos, a las fresas les gusta el frío en invierno y lo
cierto, excepto por algunas pequeñas manchas en las hojas, las plantas han
sobrevivido sin problemas.
Aun
es temprano para decir cual es el mejor método pues aun falta la prueba final
que es el gusto que tiene cada fresa pero de momento aquí queda nuestra opinión
sobre cada método:
- Caja de plástico
Para
mí es el mejor método. Mientras las plantas estaban pequeñas la caja estaba
tapada con un cristal y claro, el efecto invernadero tuvo como consecuencia
plantas más grandes y con un color más bonito. Como está un poco elevada
también es fácil regar y muy fácil sacar las malas hierbas.
- Directamente en el suelo sin
plástico
Estas
plantas han sufrido un poco con las lluvias pues están en un terreno que se
encharca un poco, sobretodo la parte final. Pero cuando las lluvias han pasado
y el terreno empezó a secar, cavamos un poco la tierra y como estaban un poco
pequeñas debido al frío hemos decidido improvisar un invernadero con garrafas
de plástico cortadas. Después de esto han venido aquellos días de calor intenso
y las plantas han crecido y casi están tan bonitas como las de la caja de plástico.
En mi opinión es el según mejor método.
- Directamente en el suelo con plástico
A
todos les encanta el plástico negro y siempre tenemos gente que nos sugiere
cultivar con plástico. Si soy sincera, al menos de momento, aun no le he visto
la ventaja. Sí, es cierto que evita las malas hierbas y que mantiene la
temperatura de la tierra pero no me acaba de convencer. Las plantas no están
tan espectaculares como las de la caja de plástico o como las de los mini invernaderos,
pero tienen un buen desarrollo.
- Tubos elevados
Este
sistema tiene la gran ventaja de que sin tener que doblarnos llegamos y vemos
las plantas e sacamos sin esfuerzo las malas hierbas.
Las
plantas en este método son las que están menos desarrolladas pero de momento
tienen un buen tamaño y el aspecto es aceptable así que si tuviéramos que
decidir otra vez, no descartaríamos este método.
Y
ahora la cuestión de los tratamientos: de momento somos fieles a la calda de
ortiga y como preventivo del mildiú, una mezcla de agua con leche. No sabemos
como será de aquí en delante pero de momento tenemos plantas sanas. Van
creciendo al ritmo que marca el clima, ya han nacido las primeras flores que
hemos arrancado para que las siguientes salgan mejores y ya tenemos la segunda
floración.
Si
todo va bien en un mes, un mes y medio ya podemos comer fresas de verdad!! Que
nada se impaciente!!
Bravo! Parabéns! É lindo, ver assim os vossos esforços recompensados. E certamente, sê-lo-ão mais ainda quando vierem os frutos! Adorei ver :)
ResponderEliminarObrigada Margarida!! Estamos desejando já comer estes morangos!
Eliminar