As ervilhas



A história da colheita de ervilhas deste ano é também a história de um pequeno fracasso que nos levou a perder um mês.

Depois de preparar a terra e escolher como sitio uma parte da horta que está mais perto de casa para evitar ataques de texugos e javalis, decidimos semear. Como semente utilizamos umas que tinha guardado do ano passado dentro de um frasco de vidro e num local fresco e seco.

No dia a seguir tal como estava previsto, choveu e nós contentes.





Depois disso passou uma semana, duas e nada. Começamos a pensar que talvez aquelas sementes não estivessem boas apesar dos cuidados de conservação. Passou mais uma semana e mais outra e aí foi quando decidimos perguntar a um vizinho se achava normal. Quando lhe expliquei que tinha utilizado umas sementes do ano anterior que não eram nossas mas sim compradas explicou-nos que essas sementes estão preparadas para que só possam germinar no ano em que as compramos. Foi então quando nos deu um saco de sementes de produção própria que voltamos a pôr mesmo sitio. Passadas só duas semanas já começamos a ver como nasciam as primeiras plantas.





Para este ano temos a lição aprendida: sementes de ervilha só se for própria ou de alguém de confiança!

E para aqueles clientes que já nos perguntaram pelas nossas doces ervilhas resta-nos dizer-lhes que tenham um pouco de paciência. As nossas ervilhas vão chegar um pouco mais tarde mas se forem tão boas como nos anos anteriores, vai valer a pena!





Los guisantes

La historia de la cosecha de guisantes de este año es también la historia de un pequeño fracaso que nos ha llevado a perder un mes.

Después de preparar la tierra y elegir un sitio del huerto más cerca de casa para evitar los ataques de bichos, decidimos sembrar. Como semilla utilizamos unas que nos habían sobrado del año pasado y que estaban bien guardadas en un sitio fresco y seco.

Al día siguiente tal como estaba previsto, llovió y nosotros contentos.

Después de eso ha pasado una semana, dos y nada. Empezamos a pensar que quizás aquellas semillas no estaban bien. Pasó una semana más y otra y ahí decidimos hablar con un vecino a ver si le parecía normal. Cuando le expliqué que había utilizado semillas compradas del año anterior nos explicó que esas semillas están preparadas para germinar sólo en el año. Entonces nos dio una bolsa con semillas suyas que volvimos a poner en el mismo sitio. Pasadas dos semanas empezamos a ver como nacían las primeras plantas.

Para este año tenemos la lección aprendida: semillas de guisantes sólo de producción nuestra o de alguien de confianza.

Y para los clientes que ya nos han preguntado por nuestros dulces guisantes sólo nos resta pedirles un poco de paciencia. Nuestros guisantes llegarán un poco más tarde pero si están tan ricos como los de los años anteriores, habrá valido la pena!

2 comentários:

  1. Pois é, Ana, também já tinha ouvido falar nisso. Deixa-me muito triste ver como a produção industrial visa apenas o lucro, acoplando a essa característica a falta de saúde daí decorrente. Mas enfim, vivendo e aprendendo, aprendendo também a cuidar melhor do que é nosso para que a produção permaneça por muitos e bons anos. Essa nova leva de ervilhas irá certamente produzir muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente choca um pouco porque é certo que ouvimos muitas coisas mas quando realmente as vivemos tomamos consciência de que sao de verdade. Também entendi muitas coisas: nos anos anteriores compramos as sementes e por alguma razao havia bastantes que nao nasciam. Depois do deste ano acho que o que fazem, já nao digo as lojas mas sim os fornecedores das lojas, é misturar sementes antigas que lhes sobram com as novas. Enfim, é uma suspeita porque o certo é que este ano com as sementes do nosso vizinho, todas nasceram.

      Eliminar