Mercados

E aproveitamos que estamos à porta do fim de semana, dias por excelência para abastecer de frutas e verduras, para fazer um ponto da situação dos mercados em que participamos.




Aos sábados como sempre, estamos no Mercado da Quinta das Conchas no Lumiar das 9.00 h até às 14.00 h.




E aos domingos podem encontrar os nossos produtos no Mercado Municipal de Arruda dos Vinhos.

Quando terminamos os mercados de verão na Areia Branca começamos a pensar que seria interessante continuar a ir a um mercado aos domingos. Também nos interessava trabalhar mais o mercado de proximidade. Às vezes damos por assumido que o tipo de produtos que trabalhamos tem melhor saída em zonas mais urbanas quando na realidade não é assim. E buscando acabamos por descobrir que o mercado de Arruda dos Vinhos tem uma banca dedicada ao agricultor para que pequenos produtores como nós possam escoar a sua produção.

Atualmente aos domingos, o mercado de Arruda dos Vinhos tem duas bancas de hortícolas tradicionais, duas bancas de peixe e uma de pão e desde há coisa de um mês estamos nós também.

É um mercado que sofreu o processo de muitos mercados municipais, alguns vendedores mais antigos reformaram-se e ninguém os substituiu, outros provavelmente terão desistido porque os clientes diminuíram (novas frutarias e vários hipers, só em Arruda há 4!) e entramos num ciclo de menos clientes menos bancas, menos bancas menos clientes.

A clientela atual do mercado e mais especificamente da parte dos hortícolas é uma clientela envelhecida que toda a sua vida comprou no mercado e nunca se adaptou a ir comprar uma alface ao hipermercado.

Com todo este panorama a nossa tarefa não é fácil! Ir ao mercado de Arruda é como semear cenouras, um processo lento. Mas a agricultura é um trabalho de paciência de modo que aí estamos dando uma oportunidade a esta nova etapa.

Assim sendo, se estão por aqui perto e gostam de produtos locais, frescos e de qualidade não deixem de passar por Arruda dos Vinhos aos domingos das 8.00 h até às 12.15 h e procurem pela banca da Quinta Sinfonia.





Mercados

Y aprovechamos que ya casi es fin de semana, días para llenar la nevera de frutas y verduras, para informaros de los mercados a que vamos.

Los sábados, como siempre estamos en el Mercado Quinta das Conchas en Lumiar de 9.00 h hasta las 14.00 h.

Y los domingos podéis encontrar nuestros productos en el Mercado de Arruda dos Vinhos.

Cuando terminamos los mercados de verano pensamos que seria interesante seguir teniendo un mercado los domingos. También nos interesaba trabajar el mercado de proximidad. Y buscando descubrimos que el mercado de Arruda dos Vinhos tiene una parada para el agricultor para que pequeños productores como nosotros pueden vender sus productos.

Actualmente el mercado de Arruda dos Vinhos tiene dos paradas de hortícolas tradicionales, dos paradas de pescado y una de pan y desde hace más o menos un mes, estamos nosotros también.

Es un mercado que sufrió el proceso de muchos mercados locales, algunos vendedores más antiguos se han jubilado sin que nadie los sustituyera, otros habrán dejado las paradas porque los clientes han disminuido (nuevas fruterías, y varios hípers, sólo en Arruda hay 4!!) y entramos en un ciclo de menos clientes menos paradas, menos paradas menos clientes.

Con todo este panorama, nuestro trabajo no es fácil! Ir a este mercado es como sembrar zanahorias, un proceso lento. Pero la agricultura es un trabajo de paciencia así que estamos dando una oportunidad a esta nueva etapa.

Si estáis cerca y os gustan los productos locales, frescos y de calidad, no dejéis de pasar por Arruda dos Vinhos los domingos de 8.00 h hasta las 12.15 h.

Sem comentários:

Enviar um comentário