Acelgas e alfaces



Depois de três anos cultivando posso afirmar sem dúvidas: não há horta como a de outono! A conjugação de temperaturas amenas, mas não tórridas como o verão nem muito frias como no inverno, e alguns dias de chuva são a combinação perfeita para ter bons cultivos. O único senão são os rastejantes nas suas mais variadas formas, lesmas, caracóis, lagartas e seus primos e família, obrigam a uma vistoria quase diária das plantas. E de qualquer forma umas folhinhas com umas dentadinhas são um bom indicio de uma horta livre de químicos.




E agora que levante a mão quem conhece as acelgas! Aqui na nossa zona ninguém as conhece e quando digo ninguém é ninguém mesmo! Felizmente no mercado em Lisboa a coisa muda o que é bom tendo em conta que temos MUITAS ACELGAS!!! No fim de Agosto ainda com temperaturas altas arriscamos plantá-las. Tínhamos semeado em vasinhos e as plantas estavam já muito grandes. Conseguimos que sobrevivessem ao calor à base de regar e regar e uns dois meses depois começamos a ter a recompensa em forma de gigantescas folhas de acelgas que têm feito as maravilhas da nossa cozinha: arroz de acelgas, acelgas salteadas, acelgas com grão, sopa de acelgas...




E ao lado das acelgas pusemos pela primeira vez mais de cem alfaces. Que se riam os grandes produtores que trabalham tudo aos mil mas para nós cento e cinquenta pés de alface são muitas!!! Ao seu ritmo e ao ritmo da natureza lá foram crescendo saudáveis e naturais. Esta semana começamos a sua colheita. Da nossa já não tão pequena horta, à vossa casa!





Acelgas y lechugas

Después de tres años cultivando puedo decir sin dudas: no hay huerto como el de otoño! La combinación de buenas temperaturas con algo de lluvia es perfecta para tener buenos cultivos. La única pega son los bichos como los caracoles, babosas y lagartas que nos obligan a inspeccionar el huerto cada día. Pero unas hojitas con unos mordiscos son la mejor garantía de un huerto libre de químicos.

Y ahora que levante la mano quien conoce las acelgas! Aquí donde vivimos nadie las conoce y cuando digo nadie es nadie! Afortunadamente en el mercado en Lisboa sí las conocen lo que es bueno teniendo en cuenta que tenemos MUCHAS ACELGAS!!! A finales de Agosto aun con altas temperaturas arriesgamos a plantarlas. Habíamos sembrado en vasitos y las plantas estaban ya muy grandes. Logramos que sobrevivieran al calor a base de regar y regar y unos dos meses después tuvimos la recompensa en forma de gigantes hojas de acelgas que están haciendo las maravillas de nuestra cocina: arroz de acelgas, acelgas salteadas, acelgas con garbanzos, sopa de acelgas...

Y al lado de las acelgas pusimos por primera vez más de cien lechugas. Que se rían los grandes productores que trabajan todo a los miles pero para nosotros ciento cincuenta lechugas son muchas!!! A su ritmo y al ritmo de la naturaleza han ido creciendo sanas y naturales. Esta semana empezamos su cosecha. De nuestro ya no tan pequeño huerto, a vuestra casa!!

4 comentários:

  1. Muy buena pinta ¡¡¡
    buen provecho ...

    ResponderEliminar
  2. Tenho a mão levantada! :) Conheço as acelgas, apanho-as da minha horta e cozinho-as com tudo. É um legume muito prestável, que se pode juntar em qualquer prato e adoramos! Lindas, as vossas acelgas e alfaces e desejo que as consumam e vendam todas, fruto do vosso amor e trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós cá em casa também gostamos muito e este ano tem sido um nao parar de acelgas!

      Eliminar