Salada Itziar

Confesso que há uma coisa que me deixa bastante irritada que é quando me dizem “que em Espanha não se come bem”, da mesma forma que ficava irritada quando em Espanha me chegaram a dizer que “o pior bacalhau que comi foi em Portugal”. Viajar a um país é também informar-se sobre a sua cultura gastronómica e não ficar somente pelo que nos servem na rua mais conhecida da cidade. Aí é provável que realmente não se goste. Viajar é também despir-se de preconceitos e provar novos sabores e ingredientes que não se utilizem tanto na nossa cultura. E às vezes não é que uma coisa seja melhor que a outra, simplesmente são diferentes e conhecer vários sabores é também uma forma de enriquecer os nossos sentidos.

E feita esta introdução e como estamos em plena época de figos secos que secamos com todo o carinho de forma natural aproveitando o sol que nas ultimas semanas tem sido bem generoso, deixo-vos com a receita da Salada Itziar que é de comer e chorar por mais! E é uma receita da gastronomia do norte de Espanha para que vejam que Espanha não é só paella e olé!




 Ingredientes (para 4 pessoas):

1 chicória (escarola)
1 alface roxa
50 g de pinhões
8 fatias de pão
4 fatias de queijo de cabra
Sésamo
Azeite virgem
Sal

Para a vinagrete

2 colheres de vinagre de Modena
4 colheres de água
4 figos secos
4 cravinhos
1 pau de canela

Preparação:

Para a vinagrete colocamos numa panela o vinagre, a água, os cravinhos, a canela e os figos bem picados. Deixamos reduzir durante 15 minutos a lume brando.

Para a salada limpamos a alface e a chicória, escorremos bem e cortamo-las fininhas. Colocamos num recipiente.

Fritamos quatro fatias de pão numa frigideira com aceite e retiramos. Cortamos as outras fatias em quadradinhos e fritamo-los no mesmo azeite. Colocamos num prato com papel absorvente. Colocamos as fatias de pão numa bandeja que possa ir ao forno e colocamos em cima de cada uma a fatia de queijo de cabra, polvilhamos com sésamo e levamos a gratinar no forno.

Colocamos os quadradinhos de pão frito no recipiente da salada, temperamos e juntamos a vinagrete e o azeite e misturamos bem. Passamos tudo a uma bandeja plana. Colocamos em cima as fatias de pão com o queijo gratinado. Torramos os pinhões numa frigideira e colocamos sobre a salada.

Bom proveito!!





Ensalada Itziar

Confieso que hay una cosa que me deja muy nerviosa que es cuando dicen “que en España no se come bien” de la misma forma que me ponía nerviosa cuando en España me han llegado a decir que “el peor bacalao que he comido ha sido en Portugal”. Viajar a un país también es informarse sobre su cultura gastronómica y no quedarse solamente por lo que sirven en la calle más conocida de la ciudad. Ahí es probable que no nos guste. Viajar es también desvestirse de prejuicios y probar nuevos sabores e ingredientes que no se utilizan tanto en nuestra cultura. Y a veces no es que una cosa sea mejor que la otra, simplemente son distintas y conocer varios sabores es también enriquecer nuestros sentidos.

Y hecha la introducción y como estamos en plena época de higos secos que secamos con todo el cariño de forma natural aprovechando el sol que en las ultimas semanas esta siendo generoso, os dejo con la receta da la Ensalada Itziar que es de comer y llorar por más!

Ingredientes (para 4 personas):

1 escarola
1 lechuga roja
50 g de piñones
8 rebanadas de pan
4 lonchas de queso de cabra
Sésamo
Aceite virgen extra
Sal

Para la vinagreta:

2 cucharadas de vinagre de Modena
4 cucharadas de agua
4 higos secos
4 clavos
1 rama de canela

Preparación:

Para la vinagreta, pon en una cazuela el vinagre, el agua, los clavos, la canela y los higos bien picados. Deja reducir durante unos 15 minutos a fuego suave.

Limpia la lechuga y la escarola, escúrrelas, pícalas y colócalas en un bol.

Fríe 4 rebanadas de pan en una sartén con aceite y retíralas. Corta las otras rebanadas en taquitos y fríelos en la misma sartén. Escurre sobre un plato cubierto con papel absorbente de cocina. Pon las rebanadas de pan en una placa de horno, coloca encima de cada una, una loncha de queso de cabra, espolvorea con el sésamo y gratina en el horno.

Añade los costrones de pan frito al bol, sazona, agrega la vinagreta y el aceite y mezcla bien. Pasa todo a una fuente plana. Coloca encima los trozos de pan con queso. Tuesta los piñones en una sartén y espolvorea sobre la ensalada.

Buen provecho!!

2 comentários:

  1. Que aspecto tão delicioso! Concordo com as tuas palavras. É como tudo, temos de conhecer a sério primeiro, para poder opinar de uma forma mais acertada. Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é puro preconceito. É bom provar coisas novas sem comparaçoes!

      Eliminar