Favas em ano bissexto



São poucos os anos a viver no campo mas posso afirmar que as pessoas do campo são supersticiosas. Há uns tempos atrás falando com uma vizinha sobre como saber se as galinhas estão chocas, esta comentava-me que no momento de colocar os ovos debaixo da galinha que tivesse em conta que fossem impares. “Ponha ou 5 ou 7 ou 9, sempre impares.”. E porquê? Pois porque se diz que assim é melhor.

E a ultima foi a das favas. Falando com uma família de agricultores da zona chegamos até ao assunto das favas e daí veio a história das favas em ano bissexto. Segundo rezam as lendas, as favas em ano bissexto dão os frutos invertidos, ou seja aquela pequena cabecinha que tem a fava, em ano bissexto está para baixo. Eu só dizia “a sério??” e o Jordi mais racional dizia “mas isto dos anos bissextos é um convénio acordado pelo ser humano. Como pode uma fava saber se o ano é bissexto?”. O nosso vizinho acabou por abrir uma fava e eu fiz o mesmo em casa e sim é certo que ela está invertida. Eu não quero ser desconfiada mas para o ano vou ver se me lembro de voltar a abri-la para ver se está invertida ou não!






Habas en años bisiestos

Son pocos los años que llevamos en el campo pero puedo afirmar que la gente de aquí es un poco supersticiosa. Hace tiempo hablando con una vecina sobre las gallinas cluecas, esta me comentaba que en el momento de colocar huevos debajo de la gallina que tuviera en cuenta de que fueran impares. “Ponga ó 5 ó 7 ó 9, siempre impares.”.Y porqué? Pues porque dicen que es mejor así.

Y la ultima fue la de las habas. Hablando con una familia de agricultores de nuestra zona, empezamos a hablar de habas y de ahí vino la historia de las habas en año bisiesto. Según rezan las leyendas, las habas en año bisiesto dan los frutos invertidos, o sea aquella pequeña cabecita que tiene el haba, en año bisiesto está hacia abajo. Y yo decía “de verdad??” y Jordi que es más racional decía “pero esto de los años bisiestos es un convenio pactado por el ser humano. Como puede un haba saber si el año es bisiesto?”. Y nuestro vecino terminó abriendo un haba y yo hice lo mismo y es cierto que está invertida. Yo no quiero ser desconfiada pero para el año que viene a ver si me acuerdo de volver a abrirla a ver si está invertida o no!

4 comentários:

  1. Que giro! A dos ovos eu já conhecia, mas a das favas... fantástico! Eu não sou supersticiosa, mas a verdade é que há coincidências muito doidas :). Este ano tivemos muito poucas favas e desconhecedora dessa superstição, não reparei em nada e até fui eu que as descasquei todas. Mas vou tentar saber se algum vizinho ou familiar ainda as tem para apanhar e vou referir isso! Achei mesmo giro, eheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho engraçadas estas superstiçoes, é como uma espécie de património cultural! Mas para o ano quero estar atenta para ver se é verdade ou nao!

      Eliminar
    2. Oh Ana, estou desiludida... O Zé Manel apanhou um restinho de favas da nossa horta e eu fui a correr experimentar e imagina... estavam certinhas como é suposto. Oooohhh... :)

      Eliminar
    3. Quer dizer que estavam como as minhas, com a cabeça voltada para baixo, ou ao contrário? Isto das favas está a ser um grande mistério!!!!

      Eliminar