10 razões para dar uma oportunidade à alcachofra



Já disse aqui algumas vezes que a alcachofra não é uma verdura que se consuma muito em Portugal. Quando publicamos aqui no blogue ou falamos com as pessoas sobre esta verdura, muita gente nos diz que nunca a provaram. Eu sempre digo que vale a pena, não só pelo sabor mas também pelos benefícios que a alcachofra trás para a saúde:

1. Tem propriedades digestivas e portanto é ideal para doenças como o ácido úrico, o reumático ou problemas de pedras na vesícula.

2. Reduz os triglicéridos no sangue e portanto ajuda a controlar o colesterol: reduz o colesterol mau e aumenta o colesterol bom.

3. Ajuda a controlar tanto as diarréias como a prisão de ventre.

4. Ajuda a aliviar a acidez no estomago.

5. Devido aos benefícios no controlo do colesterol, as alcachofras são boas para problemas de arteriosclerosis e tensão alta.

6. A alcachofra é boa para eliminar o fluxo da bílis.

7. A alcachofra é ideal para dietas pois graças às suas fibras vegetais é perfeita para controlar o apetite e absorver a água do estomago.

8. A alcachofra é fonte de numerosas vitaminas e minerais: magnésio, potássio, sódio, ferro, vitaminas A, vitaminas B.

9. Tem propriedades diuréticas, elimina a retenção de líquidos do corpo, elimina toxinas, sendo por isso ideal para problemas de gota, artroses, doenças hepáticas, problemas circulatórios, e para reduzir gordura no caso de obesidade.

10. Existem alguns estudos que dizem que graças aos ácidos caféico, pantoténico e os flavonóides da alcachofra, são indicados para prevenir e melhorar alguns tipos de cancros.

Ainda restam dúvidas em relação aos benefícios da alcachofra?



10 razones para consumir alcachofas

Comer alcachofas no sólo es bueno por su sabor pero también por la cantidad de beneficios que aporta a la salud:

1. Tiene propiedades digestivas por eso son buenas para enfermedades como el acido úrico, el reuma y los problemas de cálculos en la vesícula biliar.

2. Reduce los triglicéridos en la sangre, por eso son buenas para combatir el colesterol.

3. Ayuda a regular el estreñimiento y las diarreas.

4. Ayuda a aliviar la acidez en el estomago.

5. Gracias a sus beneficios para reducir el colesterol las alcachofas son ideales para los problemas de arteriosclerosis y la tensión alta.

6. La alcachofa es buena para eliminar el flujo de la bilis.

7. La alcachofa es ideal para dietas pues gracias a sus fibras vegetales es perfecta para controlar el apetito al absorber el agua del estómago, dándonos así una sensación de saciedad.

8. La alcachofa aporta muchas vitaminas y minerales: magnesio, potasio, sodio, hierro, vitaminas A, vitaminas B.

9. Tiene propiedades diuréticas, elimina la retención de líquidos del cuerpo, elimina toxinas y por eso está indicada para problemas de gota, de artritis, enfermedades hepáticas, problemas circulatorios, y para reducir grasas en caso de obesidad.

10. Existen estudios efectuados recientemente donde indican que gracias a los ácidos cafeico, pantoteico y los flavonoides de la alcachofa, son muy adecuadas para prevenir y mejorar en algunos tipos de cáncer.

Aun tenéis alguna duda sobre los beneficios de la alcachofas?

2 comentários:

  1. Sempre tive muita curiosidade, mas nunca experimentei... acho que alguns dos principais problemas são, serem difíceis de encontrar... e não se saber como confeccionar...
    Mas obrigada pela informação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Nat. nao se encontram facilmente. Vi-as a semana passada no jumbo (espanholas!) e às vezes encontram-se em mercados biológicos. Acho que vale a pena dar-lhe uma oportunidade, eu pessoalmente adoro-as. Pode-se fazer tortilha de alcachofras, pô-las em guisados e, talvez a forma mais simples, assá-las no churrasco sem lume direto. Depois é ir chupando as folhinhas até chegar ao coraçao que é o melhor!! Vou ver que consigo pôr no blogue alguma receita.

      Eliminar