Oh, chuva vai-te embora antes que pinte toda a casa • Oh lluvia vete antes que pinte toda la casa

Há algum tempo que sigo trabalhos com a “chalk paint”. A "chalk paint", traduzido, seria pintura de giz e é uma tinta muito versátil já que com ela se podem pintar vários tipos de superfície (madeira, latas, vidros, paredes,...) sem ter de preparar a peça antes, ou seja não é preciso lixar nem decapar. Quando utilizada em móveis deixa um acabado acetinado, estilo vintage.


Hace tiempo que sigo trabajos con la “chalk paint”. La “chalk paint”, traducido seria pintura a la tiza y es una pintura muy versátil con la cual se pueden pintar varios tipos de superficie (madera, latas, cristales, paredes,...) sin tener que preparar la pieza o sea, no hay que lijar ni decapar. Cuando utilizada en muebles deja un acabado satinado, estilo vintage.



Fonte: aqui

Com as maravilhas que dizem desta tinta, sempre tive curiosidade de prová-la. Na casa da quinta deixaram-nos um móvel clássico de madeira escura. Primeiro decidimos que não o queríamos, tentamos oferecê-lo, depois vendê-lo, tudo sem êxito. Acabamos por separar a parte de cima da parte de baixo e transformá-lo em dois móveis sempre com a idéia de um dia pintá-lo de uma cor mais bonita. Sempre pensei que era um bom móvel para experimentar a famosa "chalk paint".


Con las maravillas que dicen de esta pintura, siempre tuve curiosidad por probarla. En la casa de la finca nos dejaron un mueble clásico de madera oscura. Primero decidimos que no lo queríamos, tentamos regalarlo, luego lo pusimos en venta, todo sin éxito. Terminamos separando la parte de arriba de la de abajo y lo transformamos en dos muebles con la idea de un día pintarlo con un bonito color. Siempre he pensado que seria un buen mueble para probar la famosa "chalk paint".




Depois chegou a chuva...e a questão é que viver num sitio como o que vivemos é muito bonito mas é importante ter uma “grande vida interior” (por “grande vida interior” entenda-se ter capacidade de ocupar os tempos mortos!) porque senão a coisa pode acabar mal!

Foi então quando resolvi investigar mais como podia fazer a minha própria “chalk paint” e começar a fazer provas para ver se realmente era tão maravilhosa como dizem.

Em internet há umas quantas receitas. A que utilizei para o teste leva 3 partes de tinta (tinta de água), 1 parte de gesso e água para misturar. Primeiro faz-se uma pasta com o gesso e a água e depois mistura-se a tinta.


Después vino la lluvia... y la cuestión es que vivir en un sitio como el que vivimos nosotros está muy bien pero es importante tener una “gran vida interior” (por “gran vida interior” entiéndase la capacidad de ocupar los momentos muertos!) porque si no la cosa puede acabar mal!

Fue entonces cuando resolví investigar más sobre como podía hacer mi propia “chalk paint” y empezar a hacer pruebas para saber si realmente es tan maravillosa como dicen.

En Internet hay unas cuantas recetas. La que utilicé para las pruebas lleva 3 partes de pintura (pintura al agua), 1 parte de yeso y agua para mezclar. Primero se hace una pasta con el yeso y el agua y después se mezcla la pintura. 



Fonte: aqui 

E depois disto pus-me a pintar tudo o que me apareceu à frente e que me parecia que necessitava uma pintura!

Comecei por pintar uma peça do dito móvel.



Y después de esto me puse a pintar todo lo que se me ponía delante y que me parecía que necesitaba de una pintura!

Empecé por pintar una parte del dicho mueble.




A lata do chocolate para o leite foi outra vitima.


La lata del chocolate fue otra victima.




E por ultimo pintei o mármore da janela (vantagens de viver numa casa em que consideramos que tudo é provisório e que algum dia nos pomos a fazer obras).


Y por ultimo pinté el mármol de la ventana (ventajas de vivir en una casa donde consideramos que todo es provisional y que algún día nos pondremos a hacer obras.)




Cada peça levou umas três mãos e entre cada uma delas lixei um pouco. Diz a técnica do "chalk paint" que depois de acabado é conveniente dar uma cera para proteger um pouco a pintura.

Não posso fazer comparações com a verdadeira "chalk paint" de compra porque não a utilizei mas em relação à formula que utilizei parece-me que o resultado é bom e portanto o próximo passo é comprar uma cor bonita e terminar de restaurar o móvel. Mas de momento vamos esperar a que venha outra temporada de chuvas ou a casa terminará toda pintada!



A cada pieza les di tres manos de pintura y entre cada mano las lijé un poco. Dice la técnica del “chalk paint” que después de acabado es conveniente darle una cera para proteger un poco la pintura.

No puedo hacer comparaciones con la verdadera “chalk paint” porque nunca la he utilizado pero en relación a la formula que he utilizado me parece que el resultado es bueno así que el próximo paso es comprar un bonito color y terminar de restaurar el mueble. Pero de momento esperaremos a que venga otra temporada de lluvias o terminaremos pintando toda la casa!

2 comentários:

  1. Ostras que bueno ...queda todo niquelaooo¡

    ResponderEliminar
  2. Gente Ameiiii a novidade!!!!
    Tinta Chalk Paint, super versátil, pinta vidro, tecido, madeira, plástico, parede, metal, pinta TUDO.

    É uma maravilha, adorei a receitinha do blog. Só me incomodou a tinta ficar endurecendo. Por isso fui procurar onde comprar pronta e com maior durabilidade. Para alguns trabalhos isso conta muito.

    Encontrei no ebay uhhuhuhuh, dei uma garimpada e o melhor preço COM frete é de R$ 62,00 reais, 120ml | fica a dica do link. http://goo.gl/vb7WPl

    ResponderEliminar