Em busca da pedra filosofal • Buscando la piedra filosofal

Há uns anos que sonhamos com ter um alambique, mas como podem compreender quando vivíamos num andar não era muito prático utilizá-lo. A questão é que nesta vida muitas vezes tudo acaba por encaixar e quando compramos a quinta, no “pacote”, vinha incluído um alambique.


Hace unos años que soñamos con tener un alambique, pero vivíamos en un piso y como podéis imaginar no era muy practico utilizarlo. La cuestión es que en esta vida muchas veces todo acaba por encajar y cuando compramos la finca, en el “paquete”, venía incluido un alambique.




O alambique tem algo de magia, talvez porque era utilizado pelos alquimistas ou porque é utilizado na destilação do “orujo” galego e a Galiza é uma terra de misticismo. Ou simplesmente porque aos meus olhos me parece mágico colocar fruta dentro do alambique e passado um tempo ver começar a sair álcool.


El alambique tiene algo de magia, quizás porque era utilizado por los alquimistas o porque lo utilizan los gallegos para hacer el orujo y Galicia es tierra de misticismo. O simplemente porque a mis ojos me parece mágico colocar la fruta y ver salir alcohol.




Na quinta temos bastantes nespereiras. E grandes, muito grandes, carregadas de nêsperas. Não me lembro de ter comida tantas na minha vida como este ano. A questão é que havia muitas e a nêspera conserva-se mal por um lado e por outro, dá um muito bom destilado.


En la finca hay muchos nísperos. Y grandes muy grandes, cargados de nísperos. No me acuerdo en mi vida de haber comido tantos como este año. La cuestión es que había muchos y por un lado el níspero es de mal conservar y por otro, da un muy buen destilado.

 
 

Deste modo pusemos mão à obra e apanhamos todas as nêsperas que pudemos. Deixamo-las cerca de uma semana e meia a fermentar e passado esse tempo procedemos à destilação.


Así que cogimos todos los que hemos podido y los dejamos cerca de una semana y media fermentando y pasado ese tiempo procedemos a la destilación.




Pouco a pouco lá começou a cair o álcool com o aroma da nêspera. Eu não sou de destilados mas posso-vos dizer que o aroma era delicioso. 


Poco a poco empezó a caerse el alcohol con aroma de níspero. Yo no soy de destilados pero os puedo decir que el aroma era delicioso.
 



Neste processo não conseguimos encontrar a pedra filosofal mas eu ao menos aprendi uma coisa nova e ficamos com uns quantos litros de aguardente que nos deram muito uso. Já vos irei mostrando em que é que a aplicamos.




En este proceso no hemos podido encontrar la piedra filosofal pero al menos yo aprendí una cosa nueva y además nos quedamos con unos cuantos litros de orujo que nos dieron mucho uso. Ya os iré enseñando en que los hemos aplicado.

4 comentários:

  1. Eu penso que o aguardente já é a pedra filosofal. Enhorabona amic!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade!! é um elixir da eterna vida!! Por cierto, mi marido es nacido en Balsareny de la familia de los Maspla y aun tiene algunos amigos en el pueblo.

      Eliminar
  2. Desde o início de seu post e sabia que não iria encontrar a pedra filosofal, mas é só, eu lhe asseguro que eu tinha um grande tempo assistindo como destilados. Parabéns. De Balsareny um abraço.

    ResponderEliminar